CURSO PRÁTICO DE GESTÃO FINANCEIRA DE FROTA DE VEÍCULOS ATRAVÉS DE INDICADORES
Data: 01/04/2024 a 02/04/2024
"A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade".
Eça de Queirós. Escritor português. (1845-1900)
Nos últimos 40 anos, a Administração Pública Brasileira passou por grandes transformações, sobretudo como parte do trânsito para a democracia. Desenvolveram-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda não foram removidas. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas entre si, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e a sua administração.
Assim, a expressão escrita torna-se uma exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, e um elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.
Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.
O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos técnicos e administrativos é de suma importância para o bom funcionamento institucional.
Este plano de ação foi idealizado a partir dessa visão, com o objetivo de refletir as evoluções do mundo digital e desenvolver técnicas de comunicação e expressão escrita na redação oficial e técnica, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, publicada em 27/12/2018 e o Decreto n. 9.758, 11/4/2019.
Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos técnicos e oficiais, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa, aplicando-as ao contexto institucional, de acordo com o novo Manual Redação da Presidência da República, em vigor a partir de 27/12/2018.
•Estimular a reflexão crítica sobre a realidade.
•Melhorar o fluxo de comunicação inter e entre segmentos e órgãos, assim como entre a instituição e os clientes internos e externos.
•Fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir relatórios e pareceres com propostas de recomendações e determinações, de acordo com critérios de clareza, convicção, concisão, exatidão, legibilidade, relevância e objetividade.
•Deixar claro que a redação de um documento está ligada à prática diária e ao conhecimento de que a língua é o suporte desse processo.
Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de DOCUMENTOS OFICIAIS, ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS, PARECERES E NOTAS TÉCNICAS, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.
PRODUÇÃO DE TEXTO
•Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
•Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;
•Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;
•O que faz a qualidade dos textos profissionais;
•A linguagem dos documentos oficiais;
•Reflexo da Administração Pública Gerencial nos textos profissionais;
•Empatia na hora de escrever o texto, hierarquia das informações, uso de frases curtas e ordem direta.
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
•Competência textual: escrever de forma adequada;
•A elaboração do texto – mecanismos geradores;
•O uso da linguagem técnica;
•Os níveis de linguagem;
•Vícios de linguagem
•Estilo e linguagem do moderno texto administrativo;
•Semântica: palavras e expressões adequadas;
•Homonímia, hiponímia, paronímia, polissemia;
•Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor;
AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS E AS MAIS RECENTES ATUALIZAÇÕES
•Redação de documentos oficiais com base na terceira edição do Manual da Presidência da República, atualizada e ampliada, publicada em 27/12/2018
•Pronomes de tratamento
•Concordância com os pronomes de tratamento
•Signatário
•Cargos interino e substituto
•Signatárias do sexo feminino
•Grafia de cargos compostos
•Tipos de documentos
•Variações dos documentos oficiais
•Correio Eletrônico (E-mail ) como documento oficial de comunicação;
•Valor documental;
•Forma e Estrutura;
•Ofício;
•Ofício conjunto;
•Ofício conjunto circular;
•Forma de tratamento;
•Endereçamento;
•Elaboração de Documentos Oficiais com base no Manual de Redação da Presidência da República, terceira edição, Decreto n. 9.758, de 11/4/2019)
ARGUMENTAÇÃO DO TEXTO TÉCNICO
•Macroestrutura do texto argumentativo
•Formas de persuasão
•Argumentos e contra-argumentos
•Planejamento do texto
•OS RELATÓRIOS E DEMAIS DOCUMENTOS TÉCNICOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
•O texto técnico profissional;
•As formas adequadas de apresentar orientações técnicas: pode, deve, convém com base na Diretiva Nacional da ABNT, de 2007, que propõe regras para a estrutura e redação de Documentos Técnicos);
•A ordem das ideias nos relatórios, pareceres e demais documentos;
•A necessidade de pesquisa para elaborar o texto técnico;
•Definição, classificação e organização de relatórios, pareceres e demais documentos institucionais;
•Elementos que podem compor a estrutura de documentos técnicos (elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas);
•PADRONIZAÇÃO
•Destaques (aspas, negrito, sublinhado e itálico);
•Siglas, abreviaturas, abreviações e símbolos;
•Escrita de números no texto;
•Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
•Lei Complementar nº. 95/98, de 26 de fevereiro de 1998;
•QUESTÕES GRAMATICAIS APLICADAS AOS TEXTOS ADMINISTRATIVOS OFICIAIS
•Concordância verbal;
•Concordância nominal;
•Regência verbal;
•Regência nominal;
•Acentuação gráfica;
•Emprego de iniciais maiúsculas;
•Pontuação: uso da vírgula e do ponto-e-vírgula;
•Pronomes demonstrativos;
•Pronomes de tratamento;
•Crase;
•Verbos com duplo particípio;
•A nova ortografia da língua portuguesa;
•Emprego do porquê;
•Uso de siglas;
•Abreviaturas;
•Escrita de horas, datas e números;
•Uso de sinais (aspas, hífen, parênteses, travessão)
•Outras questões gramaticais relevantes que surgirem na análise e elaboração dos documentos ou exercícios.
Educadora Empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH), Diretora da Cobucci - Desenvolvimento Humano Ltda., Mestranda em Liderança pela Unisa – Universidade de Santo Amaro-SP, Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela FUNIBER - Fundação Iberoamericana Espanha/Brasil, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UniCEUB, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012)licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council. Consultora responsável pela atualização, ampliação e revisão da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil. Consultora responsável pela elaboração do Manual de Redação e Estilo do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Consultora responsável pela elaboração do Manual de Redação da Embrapa. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB - Universidade do CEUB. Professora aposentada da cadeira de Redação e Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É professora do Cespe – Centro de Seleção e Promoção de Eventos – na área de Redação Oficial dos cursos de formação para os recém-aprovados em concurso público. Autora do livro: O Domínio da Redação Empresarial – Exigência de Qualidade nas Organizações (no prelo). Desde 1994, dedica-se ao estudo de temas ligados à melhoria de performance, autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, tendo participado de inúmeros eventos presenciais e a distância, em Brasília e no Brasil.
Curso EAD síncrono (online - ao vivo)
Carga Horária: 20 h/aula
Horário: 8h30 às 12h30 (horário Brasília)
Incluso: Apostila em PDF
. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0
•Interação em uma plataforma de aulas ao vivo entre professor e alunos.
•O conteúdo é adequado para essa nova configuração de capacitação online, com a mesma qualidade dos cursos presenciais.
•Todos poderão se comunicar com o instrutor, tanto através de chat como por microfone.
•Os participantes receberão login e senha para acesso a plataforma segura, com transmissão por áudio, vídeo, chat e compartilhamento de conteúdo e, nos dias e horários marcados participarão das aulas.
•Apostila em PDF enviada por email ao responsável em até 24 horas antes do início do curso.
•Certificado
•O curso ficará gravado e disponível para revisão da matéria por 24 horas.
•Computador e processador: Mínimo de 2 GHz (ou superior) (32 bits ou 64 bits).
•Memória: 4 GB de RAM
•Disco rígido: 3 GB de espaço em disco disponível
•Display: Resolução de tela 1024 x 768
•Hardware gráfico: Mínimo de 128 MB de memória gráfica
•Sistema operacional: Windows Server 2012 R2+, Windows 10 ou Windows 8.1 de 32 bits e 64 bits. Para obter uma melhor experiência, use a versão mais recente do sistema operacional.
•Versão do .NET: Exige .NET 4.5 CLR ou posterior
•Dispositivos: Câmera de notebook (opcional), microfone e alto-falantes padrão
Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:
Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.