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Curso Avançado de Licitações e Contratos

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Objetivos gerais

 Capacitar servidores para ampliarem seus conhecimentos na área de licitações e contratos, atuando com mais eficiência nas aquisições públicas, por meio do aprimoramento no estudo das fases interna e externa da licitação, inclusive com o uso do sistema de registro de preços. No que tange aos contratos, o objetivo é fazer com que os participantes tenham condições de buscar uma execução contratual eficiente e eficaz, fazendo com que haja o cumprimento das obrigações por parte dos envolvidos, e que saibam utilizar devidamente as ferramentas de alteração dos contratos e de penalização, para a consecução desse objetivo. 

A quem se destina

 Servidores que atuam na área de compras, gestores, auditores, assessores jurídicos, presidentes e membros de Comissão de Licitação, pregoeiros e membros de equipes de apoio, fiscais e gestores de contrato, unidades requisitantes, ordenadores de despesas e outros servidores que atuam nas contratações públicas. 

Conteúdo programático

FASE INTERNA DA LICITAÇÃO – PRINCIPAIS ASPECTOS DA ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA/PROJETO BÁSICO

1. Justificativa

a) Identificação da necessidade do item

b) Planejamento licitatório – bens e serviços – definição da modalidade 

c) Exigências da LC 123/06 – benefícios a microempresas e empresas de pequeno porte 

2. Descrição do objeto - particularidades

a) Princípio da padronização

b) Indicação de marcas

3. Prazo e condições de execução/fornecimento

a) Identificação das necessidades x praxe de mercado

b) Cautelas na definição dos prazos e condições de execução/fornecimento

4. Condições de Habilitação – exigências possíveis e exigências vedadas

a) Habilitação jurídica

b) Regularidade fiscal e trabalhista

c) Qualificação econômico-financeira

d) Qualificação técnica

e) Regularidade do trabalho do menor

f) Declarações

5. Critérios de aceitação das propostas

a) Preço máximo

b) Inexequibilidades dos preços

c) Amostras

6. Análises jurisprudenciais sobre o tema 

 

FASE EXTERNA DA LICITAÇÃO – ANÁLISE DOS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE DISPONIBILIZAÇÃO DOS EDITAIS E DE ABERTURA, ANÁLISE E JULGAMENTO

 

1. Publicidade do edital 

2. Impugnações e Esclarecimentos 

3. Agentes da licitação – Comissão de Licitações

4. Agentes do pregão – Autoridade competente, pregoeiro e equipe de apoio

5. Particularidades do pregão presencial 

a) Credenciamento

b) Declaração de habilitação

c) Entrega dos envelopes

d) Abertura e condução da sessão

e) Sessão pública do pregão

f) Análise de propostas 

g) Fase de lances - regras

h) Negociação

i) Abertura e análise de documentos de habilitação

j) Aplicação da Lei Complementar 123/06

k) Declaração do vencedor

l) Recursos – intenção e razões/contrarrazões

m) Adjudicação

n) Encerramento da sessão

o) Ata

p) Homologação

q) Particularidades das fases do pregão presencial – com análise jurisprudencial

6. Particulares do pregão eletrônico

a) Utilização dos recursos de tecnologia da informação

b) Credenciamento eletrônico no sistema

c) Chave de identificação e senha

d) Sistema de comunicação - desconexão

e) Abertura e condução da sessão

f) Sessão online do pregão

g) Utilização do chat

h) Análise de propostas 

i) Fase de lances – tempo ordinário e tempo randômico

j) Negociação

k) Envio e análise de documentos de habilitação

l) Aplicação da Lei Complementar 123/06

m) Declaração do vencedor

n) Recursos – intenção e razões/contrarrazões - especificidades do pregão eletrônico

o) Adjudicação

p) Encerramento da sessão

q) Ata

r) Homologação

s) Particularidades das fases do pregão eletrônico – com análise jurisprudencial

7. Particularidades do recurso no pregão  

a) Juízo de admissibilidade da intenção

b) Decadência

c) Interposição

d) Manifestação online no pregão eletrônico

e) Requisitos necessários para aceitação

f) Razões e contrarrazões

g) Ausência do envio das razões

 

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP (COM FUNDAMENTO NO DECRETO FEDERAL 7.892/13 E ALTERAÇÕES) – PRINCIPAIS CRITÉRIOS DE UTILIZAÇÃO E GESTÃO

 

1. Conceitos

2. Atores – papel do órgão gerenciador, dos órgãos participantes e dos órgãos não participantes (carona)

3. Hipóteses de adoção

4. Vantagens e desvantagens

5. Legislação aplicável e regulamentação

6. Intenção de Registro de Preços – IRP (participação dos órgãos) 

7. Procedimentos da fase interna

7.1. Questões orçamentárias

8. Definição da modalidade (pregão ou concorrência) e do tipo de licitação (menor preço ou técnica e preço)

9. Julgamento – cadastro de reserva

10. Ata de registro de preços

11. Contratação no registro de preços

12. Vigência da ata e vigência do contrato

13. Variações de preços no decorrer do registro


14. Alterações na ata de registro de preços

15. Aditamentos de quantidade no registro de preços

16. Cancelamento do registro de preços

17. Figura do “carona” – fundamentação e adesão (procedimentos e limites) – novas regras – instrução processual 

18. Análises jurisprudenciais sobre o tema 

 

CONTRATOS – ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE ELABORAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS

 

1. Disposições gerais dos contratos – conceito e espécies 

2. Cláusulas necessárias


3. Cláusulas exorbitantes


4. Formalização dos contratos – termo de contratos e instrumentos substitutivos


5. Garantia definitiva para a execução


6. Definição do prazo de execução 


7. Contrato por prazo e contrato por escopo


8. Vigência e prorrogação dos contratos


9. Alteração contratual – quantitativa e qualitativa


10. Reajuste / Realinhamento / Repactuação


11. Fiscalização dos contratos – responsabilidades do gestor x fiscal x preposto


12. Medição dos serviços 


13. Recebimento provisório e recebimento definitivo


14. Pagamento – prazo, forma e condições 


15. Subcontratação


16. Contratos de prestação de serviços – particularidades 


17. Terceirização lícita x terceirização ilícita


18. Serviços continuados e serviços não continuados


19. Serviços continuados com e sem dedicação exclusiva de mão-de-obra


20. Responsabilidade por encargos trabalhistas, previdenciários e fiscais


21. Súmula 331 TST


22. Inexecução total ou parcial – aplicação de penalidades


23. Rescisão dos contratos

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a

Instrutor

Equipe supercia

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