O risco, do ponto de vista do gerenciamento de projetos, é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto (PMBOK, 2013). Um risco é caracterizado pela sua probabilidade de ocorrência e pelo seu impacto sobre os objetivos do projeto.
Considerando que em todas as atividades humanas existem riscos, o processo de gestão desses torna-se essencial para balancear a relação custo-risco em busca dos resultados estratégicos.
O conteúdo está atualizado com a Instrução Normativa Conjunta CGU/MP 001/2016 – TCU.
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Capacitar os participantes no entendimento da gestão de riscos para a identificação de oportunidades e ameaças aos objetivos da instituição e para a aquisição de uma base
sólida de informações para a tomada de decisões no setor público.
Servidores envolvidos nas atividades de planejamento estratégico, controle interno e gestores em geral.
Benefícios e aplicações da Gestão de Riscos no setor público.
Conceitos básicos, termos e definições.
Introdução à ISO 31000:2009: escopo, princípios, estrutura e processo de Gestão de Riscos.
Componentes da estrutura para gerenciar riscos. Mandato e comprometimento. Concepção da estrutura para gerenciar riscos. Implementação da Gestão de Riscos. Monitoramento e análise crítica da estrutura. Melhoria contínua da estrutura.
Elementos principais do processo de Gestão de Riscos: comunicação e consulta, estabelecimento do contexto, identificação de riscos, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de riscos, monitoramento e análise crítica.
Identificação de riscos : Objetivos, Metodologia, Matriz de Riscos e Categorização de Riscos.
Análise quantitativa de riscos: Objetivo, Metodologia, Cálculo do Risco e Resultados.
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