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CURSO GOVERNANÇA, GESTÃO E A NOVA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS

Destinado a secretários estaduais e municipais de educação e respectivas equipes gestoras das redes escolares

Com destaque para a nova Resolução CD/FNDE 7/2024, que estabeleceu novos procedimentos e ferramenta (BB Gestão Ágil) de execução e prestação de contas dos programas federais de educação

Curso essencial para a correta utilização de recursos públicos da área da educação, em especial para os responsáveis, nas unidades escolares, pela gestão administrativa, orçamentária e financeira dos programas de governo.

 

Apresentação

Executar corretamente os procedimentos legais na implementação de programas na área da educação, de forma a viabilizar o melhor aproveitamento dos recursos em prol da comunidade escolar!

Esse é o desafio das redes de ensino brasileiras, incumbidas de oferecer à população uma educação de qualidade, pautada em processos de trabalho eficientes e eficazes. Traduzir a utilização dos recursos públicos nas melhores condições possíveis para alunos, professores e demais profissionais da educação. 

É isso que se espera do gestor educacional de sucesso, e dos temais integrantes da equipe da gestão escolar. Profissionais que exercem algumas das mais relevantes funções públicas e que, por isso, precisam ser bem orientados e assessorados com base nas melhores e mais seguras práticas de gestão, alinhadas aos mais modernos princípios da governança do setor público.

Este treinamento destina-se à capacitação técnica e gerencial de professores, coordenadores, técnicos e demais servidores públicos que atuam ou pretendem agir na gestão educacional, inclusive baseada nas exigências da gestão de escolas indígenas, pautados pelo pressuposto da entrega máxima de resultados. 

 A capacitação dará foco especial ao novo formato de registro e prestação de contas dos programas federais da Educação, com utilização da ferramenta BB Gestão Ágil. No dia 2 de maio, o FNDE publicou a resolução CD/FNDE n. 07/2024, estabelecendo alterações essenciais na execução do PNAE, como a mudança no número de parcelas, e, principalmente, estabelecendo para a prestação de contas, procedimentos em um novo ambiente virtual, com prazos já definidos para inserção dos dados já considerando o envio das informações relativas a 2023. 

O curso, realizado em 16hs/aula, pretende oferecer, de maneira dinâmica, prática e atualizada, todos os elementos necessários à classificação e acompanhamento das despesas e da prestação de contas dos programas PDDE, PNAE e ETI. Além do conteúdo teórico e orientativo, será demonstrado, em um passo a passo objetivo, o procedimento completo que deve ser realizado pelos gestores.

Espera-se que, ao final, os participantes dominem o conhecimento teórico e prático para auxiliar a organização na efetiva implantação dos programas de governo da área da educação. Com isso, estarão em condições de contribuir, decisivamente e ao mesmo tempo, para uma gestão que minimize os riscos de irregularidades e de responsabilização dos agentes públicos incumbidos dessa gestão e para um eficaz e tempestivo gerenciamento do processo de prestação de contas.

 

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Objetivos gerais

•Compreender os princípios básicos da gestão pública, aplicáveis à realidade da área educacional;

•Refletir sobre os princípios da governança do setor público aplicados à política educacional, no geral, e à gestão escolar, em específico;

•Assimilar os conceitos básicos dos processos de controle da gestão pública, com destaque para os aspectos que exigem maior atenção do gestor público;

•Aprender os principais conceitos e novos procedimentos relacionados à correta utilização e prestação de contas de recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa Educação em Tempo Integral (ETI);

•Conhecer as novas regras para utilização, classificação e acompanhamento das despesas e de prestação de contas dos principais programas de governo que dão suporte às atividades escolares;

•Assimilar os fundamentos e procedimentos da ferramenta BB Gestão Ágil e sua correspondência com os demais sistemas adotados pelo Governo Federal, em especial o SIGPC;

•Distinguir e assimilar as principais especificidades da gestão das escolas indígenas;

•Compreender as responsabilidades dos gestores escolares no que diz respeito ao planejamento, execução e prestação de contas dos recursos recebidos;

•Entender a nova forma de acompanhamento dos conselhos na fiscalização dos programas educacionais;

•Conhecer e utilizar as melhores práticas da gestão dos programas governamentais que provêm meios para o processo educacional, de forma a reduzir os riscos de irregularidades e de não alcance dos objetivos institucionais;

•Conhecer os princípios, regras e boas práticas de responsabilização de gestores públicos na administração dos recursos educacionais;

•Refletir sobre os procedimentos necessários, de parte da gestão escolar, para o processamento das eventuais irregularidades identificadas e apuração das devidas responsabilidades.

 

A quem se destina

1.Diretores de unidades escolares;

2.Membros das equipes encarregadas da gestão escolar de recursos públicos;

3.Integrantes das equipes de gestão das escolas indígenas;

4.Secretários de educação e demais membros de suas equipes responsáveis pelo planejamento, utilização e prestação de contas de recursos públicos oriundos de programas de governo, convênios ou outras transferências recebidas; 

5.Professores e coordenadores pedagógicos da rede pública, envolvidos com os programas governamentais de suporte às atividades educacionais;

6.Servidores responsáveis pela operacionalização de programas educacionais, tais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (merenda escolar), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e outros do gênero.

7.Membros dos conselhos de fiscalização e acompanhamento dos programas educacionais;

8.Assessores e consultores jurídicos que atuam junto às secretarias de educação;

9.Profissionais que se interessam pelos temas: programas educacionais, gestão financeira e orçamentária e prestação de contas.

 

Conteúdo programático

1.Governança do setor público e a gestão escolar

oPrincípios de governança do setor público

oMacroproblemas da educação brasileira

oFatores que influenciam positivamente a qualidade da educação

oConceitos e práticas de governança do setor público relacionados à Educação, em geral, e às unidades escolares, em particular

oCompetências e habilidades do gestor escolar eficiente e efetivo

 

2.Governança do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

oRegras básicas de governança do Programa

oPapéis e responsabilidades dos gestores do Programa nas secretarias de educação

oPapéis e responsabilidades dos diretores escolares e respectivas equipes

oProcedimentos operacionais dos sistemas informatizados disponibilizados publicamente pelo FNDE para consultas relativas ao Programa 

oPrincipais riscos, erros ou falhas críticas que podem comprometer o alcance dos objetivos e ensejar a responsabilização dos agentes públicos encarregados do Programa

 

3.Governança do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

oRegras básicas de governança do Programa

oPapéis e responsabilidades dos gestores do Programa nas secretarias de educação

oPapéis e responsabilidades dos diretores escolares e respectivas equipes

oProcedimentos operacionais do sistema informatizado utilizado para a gestão do Programa

oPrincipais riscos, erros ou falhas críticas que podem comprometer o alcance dos objetivos e ensejar a responsabilização dos agentes públicos encarregados do Programa

 

4.Visão geral sobre controle do setor público 

oConceitos básicos

oProcessos de controle

auditoria do setor público

representação e denúncia

prestação de contas

tomada de contas especial

 

 

5.Prestação de contas dos programas federais da educação

oInadequações e irregularidades

oCom prejuízo e sem prejuízo

oComo evitar a inadimplência e como sair da inadimplência

oA comunicação adequada com o FNDE

oAcompanhamento e monitoramento do FNDE e Auditoria

oA Resolução n. 07 e as novas regras da execução

oMudança no número de parcelas

oNovas regras para o saldo

oO que é preciso fazer de imediato

oReceitas, gastos, aplicações financeiras e os documentos de despesas

oBB Gestão Ágil por dentro

oAtualização Cadastral e Chave J

oComo fazer a prestação de contas: um passo a passo

 

6.Visão geral sobre responsabilização de gestores públicos, prestação de contas e tomada de contas na área educacional

oConceitos e princípios básicos de responsabilização no âmbito do setor público

oResponsabilidade perante os Tribunais de Contas e o Controle Interno

oConceito, tipos e elementos caracterizadores da responsabilização

oEsferas de Responsabilização

oAgentes Responsáveis

oAvaliação da culpa e da conduta

oEstabelecimento do nexo de causalidade

oPrestação de Contas e seus elementos caracterizadores

oO dever de prestar contas

oMedidas administrativas anteriores à Tomada de Contas Especial (TCE)

oConceitos, finalidades, âmbito de aplicação e fundamentos legais da TCE

oCaracterísticas, fases, fluxo e formalização da TCE.

oDispensa de instauração de uma TCE 

 

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Instrutor

Equipe Supercia 28

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

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