"A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade". Eça de Queirós. Escritor português. (1845-1900)
Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do Profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.
Os documentos administrativos devem ser claros e convincentes, para que as recomendações ganhem apoio dos gestores e gerem melhorias de desempenho, em benefício da sociedade.
O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o bom funcionamento corporativo.
O Curso REDAÇÃO TÉCNICA - ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E PARECERES estabelece as bases de ação para que os profissionais possam responder, com assertividade, às necessidades de comunicação impostas pelos novos tempos.
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Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos técnicos (notas técnicas, notas informativas, relatórios, pareceres, despachos), aplicados ao contexto administrativo, de maneira clara, precisa, concisa.
Ao final do treinamento o participante deverá ser capaz de:
• Conhecer novas técnicas redacionais, visando atender plenamente às necessidades informacionais do leitor quanto à clareza e à praticidade das informações a serem prestadas;
• Elaborar relatórios e pareceres em conformidade com a norma culta, atendendo aos princípios de clareza, precisão e concisão;
• Eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar "ruídos" no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade da informação;
• Sensibilizar o servidor para a importância do técnico na análise técnica apresentada aos gestores da instituição ou aos Órgãos de Controle;
• Aprimorar os documentos técnicos com o consequente aprimoramento na tomada de decisão que dependem de análises técnicas;
• Despertar no treinando a consciência de que comunicação é um processo constante de crescimento.
Direcionado a Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos, manuais, cartas, ofícios, relatórios de pesquisa, relatórios de gestão e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.
• A comunicação e sua importância
• Competência textual: escrever de forma adequada
• A elaboração do texto – mecanismos geradores
• O uso da linguagem técnica
• Os níveis de linguagem
• Estilo e linguagem do moderno texto técnico
• Semântica: palavras e expressões adequadas
• Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor;
• Como adequar a linguagem ao público e ao contexto situacional da mensagem;
• Como evitar vícios de linguagem, capazes de afetar a credibilidade do redator e, consequentemente, da instituição a que pertence.
Características do texto técnico
- Coesão
- Clareza
- Coerência
- Objetividade
- Concisão
- Correção Gramatical
- Precisão
- Relevância
Vícios de Linguagem
- Prolixidade
- Ambiguidade
- Pleonasmo ou Tautologia
- Estrangeirismo
- Jargão Fora de Contexto
- Clichês
- Gerundismo
- Chavões
Carga Horária: 16 h/a.
Horário: 8:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30.
Incluso: Pasta, Apostila, Certificado, Coffee Break.
Construindo a lógica das informações
• A ordenação de ideias visando à coerência textual;
• Os elementos da coesão textual, fundamentais para o encadeamento das ideias entre parágrafos.
Expandindo o texto
• A divisão do texto em partes, capítulos, seções e subseções;
• A organização e a expansão do corpo do texto;
• A estrutura Deve/Pode/Convém;
• Os anexos, as notas pé-de-página e as notas de texto.
Argumentação do Texto Técnico
• Macroestrutura do texto argumentativo
• Formas de persuasão
• Argumentos e contra-argumentos
• Conceitos e estrutura de documentos técnicos
• Técnicas para escrever documentos técnicos
• Hipótese e tese
• Conceito, importância, especificidades e impacto na gestão
• Estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão
• Recursos de formatação e ilustração
* A revisão gramatical será feita, de forma assistemática, com base nas dificuldades apresentadas pelos treinandos ao longo do curso.
Gramática Oficial (atualizada pelas novas regras ortográficas válidas a partir de 1º de janeiro de 2016), aplicada aos documentos administrativos e relatórios, pareceres e notas técnicas.
Carga Horária: 16 h/a.
Equipe Super