Central de Atendimento
Telefone de Contato
(67) 3348 3300

CURSO GESTÃO DE MATERIAIS E ALMOXARIFADO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O curso apresenta as bases legais para gestão, planejamento e organização dos almoxarifados nas repartições públicas, principais aspectos práticos sobre recebimento, tombamento, guarda, movimentação, inventário, controle e baixa de bens móveis permanentes, considerados inservíveis.  

11 a 12 de novembro de 2024
Porto Velho/RO

Objetivos Gerais

O curso visa alinhar os conceitos teóricos com prática através de casos concretos, trazendo os gestores a compreender e vivenciar a importância do profissional da área. Com enfoque da Administração Gerencial, a capacitação está voltada na maximização dos recursos públicos através da boa gestão dos estoques e o planejamento das aquisições, provocando os níveis estratégicos das organizações à reconhecer o valor finaceiro e o capital humano empregados em um almoxarifado.  

A quem se destina

Gestores de Almoxarifados, servidores das Unidades responsáveis pelo planejamento das aquisições. Servidores atuantes na área de Patrimônio, equipes de Controle Interno e Externo.

Conteúdo programático

1.INTRODUÇÃO

A área de material vem tomando uma nova direção na Adminsitração Pública, dada a importância Gerencial, e a padronização das normas contábeis visando garantir a fiel execução dos procedimentos relacionados a classificação, controle e baixa dos bens.  

 

2.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

2.1 Conceitos iniciais de bens móveis e imóveis;

2.2 Classificação de material de consumo x permanente: Com base na Portaria nº 448/2002 da Secretaria do Tesouro Nacional, destacar os parâmetros excludentes para classificar material de consumo e permanente; abordar os materiais duvidosos e apresentar critérios para subsidiar o gestor do almoxarifado. 

2.3 Recebimento de material: Apresentar os tipos de recebimento de material no almoxarifado, com base na IN 205/88/SEDAP, em atendimento aos normativos vigentes. Conferência e aceite; exame qualitativo e quantitavo;

2.4 Tombamento, carga, descarga: Emplaquetamento de material. Materiais que não recebe plaqueta e como controlar esses materiais. 

2.5 Armazenagem e movimentação interna de material: Apresentar as formas de armazenamento de acordo com cada tipo de material existente no almoxarifado. Os cuidados com a recomendação do fabricante com relação a movimentação e armazenagem de materiais periculosos. Movimentação de material nas áreas internas e os tipos de equipamentos utilizados. 

2.6 Saneamento de materiais: Ponto de ressuprimento, estoque mínimo e estoque máximo, fornecimento de material: requisições internas. Controle de estoques: níveis de estoque.

2.7 Movimentações internas e externas: Transferências, doações, permuta, cessão de uso. Bens próprios e de terceiros.

2.8 Tipos de inventários: Rotativo, períódico e anual. O papel do gestor do almoxarifado para garantir o bom uso dos materiais. Relatórios de inventário. Comissão de inventário.

2.9 Avaliação e Reavaliação: Macrofunção SIAFI e NBCT. Comissões. Metodologias;

2.10 Formas de desfazimento de bens: Decreto nº 9.373/18 e suas alterações. Ferramenta doações.gov; Comissão de avaliação de bens. Classificação de bens móveis inservíveis; critérios de avaliação com base no estado de conservação do bem.

2.11 Consolidação dos saldos contábeis e patrimoniais: Relatório Movimento do Almoxarifado - RMA e Relatório de Movimento de Bens – RMB; 

2.12 Doação em ano eleitoral;

2.13 Descarte ambientalmente correto: Abandono e inutilização;

2.14 Depreciação, amortização, em atendimento as normas contábeis;

 

Instrutor(a)

Gessé Ferreira Dias

Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (1998) e Graduação em Ciências Contábeis pela UNIGRAN - Dourados (2006). Especialista em Gestão Empreendedora de Negócios - UNIGRAN (2002). Especialista em Gestão Pública - Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2015). Especialista em Auditoria e Perícia Contábil - FAEL (2017). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas FAEL (2017). Especialista em Gestão de Processos Gerenciais FAEL (2016). Possui curso de Oficial da Reserva do Exército - Serviço de Intendência (28º Batalhão Logístico - 1993 a 1994). Oficial Temporário da Reserva - R/2 (47º Batalhão de Infantaria), atuando na liderança de pessoas, Chefe do serviço de almoxarifado e serviço de aprovisionamento (1995 a 1998) Chefe do Setor Financeiro, Setor de Aquisições Licitações e Contratos, Suporte Documental, Comandante de Cia e Pelotão (1999 a 2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública (Gestão de patrimônio e Almoxarifado), Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico e Administração de empresas. Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico (Gestão de Patrimônio Público, Materiais e Almoxarifado). Experiência em docência superior, atuando na UFMS, UFGD, UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB - Tutoria a Distância. Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso GESTÃO DE MATERIAIS. Aprovado em 2006 para a carreira no cargo de Analista Administrativo (Administração) no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT, onde desempenha atualmente a Função de Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças. Instrutor de cursos de curta duração: Gestão Patrimonial; Gestão de Almoxarifado; SIADS; Gestão de Material.

Local

HOTEL ECOS CLASSIC – Rua Paulo Leal, 611- Centro.

Porto Velho/RO

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Horário: 8:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30.

Incluso: Pasta em couro ecológico, Apostila, Caneta com marca texto, Certificado e Coffee Break.

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 1.980,00

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

 

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

Mais Cursos