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Curso de Dispensa e Inexigibilidade de Licitação, e Sistema de Registro de Preços

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Objetivos gerais

Capacitar servidores para ampliarem seus conhecimentos na área das contratações públicas, atuando com mais eficiência, notadamente nas hipóteses em que a licitação pode ser afastada (dispensa e inexigibilidade) por força legal, bem como promover estudos acerca do Sistema de Registro de Preços, por meio da análise de todos os institutos permitidos, objetivando a agilização das aquisições, inclusive tendo como enfoque a Lei Complementar n. 147/14, que dispõe sobre incentivos para microempresas e empresas de pequeno porte.

A quem se destina

Servidores que atuam na área de compras, gestores, auditores, assessores jurídicos, presidentes e membros de Comissão de Licitação, pregoeiros e membros de equipes de apoio, fiscais e gestores de contrato, unidades requisitantes, ordenadores de despesas e outros servidores que atuam nas contratações públicas. 

Conteúdo programático

1. Licitação dispensada

2. Licitação dispensável

3. Inexigibilidade de licitação

4. Análise dos artigos 24, 25 e 26 da Lei 8.666/93

5. Dispensa em razão do valor – fracionamento

6. Aplicação da Lei Complementar 123/06 (e alterações)

7. Dispensa em razão de emergência – cautelas 

8. Licitação deserta ou fracassada

9. Compra e locação de imóveis

10. Remanescentes contratuais

11. Instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional

12. Fornecedor exclusivo

13. Notória especialização e serviços singulares

14. Contratação de profissionais do setor artístico

15. Inviabilidade de competição

16. Procedimentos para contratação – instrução processual

17. Escolha do fornecedor

18. Justificativa do preço

19.  Ratificação e publicação

20. Contratação 

21. Análise de decisões jurisprudenciais 

 

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP (COM FUNDAMENTO NO  DECRETO FEDERAL 7.892/13 e alterações)

1.  Conceitos

2. Atores

3. Princípios aplicáveis

4. Hipóteses de adoção

5. Vantagens e desvantagens

6. Legislação aplicável e regulamentação

7. Intenção de Registro de Preços – IRP (participação dos órgãos) 

8. Procedimentos da fase interna:

8.1. Decisão de implantação

8.2. Levantamento de dados

8.3. Tratamento dos dados obtidos

8.4. Definição das características do objeto

8.5. Reunião prévia com fornecedores

8.6. Ampla pesquisa de mercado

8.7. Questões orçamentárias

9. Definição da modalidade (pregão ou concorrência) e do tipo de licitação (menor preço ou técnica e preço)

10. Edital – análise das partes:

10.1. Preâmbulo

10.2. Corpo – conteúdo

10.3. Anexos

10.4. Requisitos de habilitação – particularidades (qualificação técnica e qualificação econômico-financeira – proporcionalidade na exigência)

10.5. Formulação da proposta – fixação de preços máximos – cotação mínima

10.6. Julgamento – cadastro de reserva

11.  Ata de registro de preços

12.  Contratação no registro de preços

13.  Vigência da ata e vigência do contrato

14.  Variações de preços no decorrer do registro

15.  Alterações na ata de registro de preços

16.  Aditamentos de quantidade no registro de preços

17.  Cancelamento do registro de preços

18.  Figura do “carona” – fundamentação e adesão (procedimentos) – novas regras

19.  Penalidades

20.  Gestão da ata e gestão dos contratos decorrentes

21.  O SRP e a Lei Complementar 123/06 (e alterações) 

 

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a

Instrutor

Equipe supercia

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