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Curso Prático de Composição dos Custos nos Contratos de Terceirização e seus Impactos no Planejamento da Contratação, no Julgamento e na Gestão e Fiscalização dos Contratos

Com a Realização de Oficina (no Computador) de Elaboração e Análise da Planilha de Custos

Curso baseado na IN 05/2017 do Ministério de Planejamento e atualizado com a Lei 13.429/2017
(Terceirização), a IN 05/2014 alterada pela IN 03/2017 (Painel de Preços) e a Reforma Trabalhista

Um ponto central dos contratos administrativos é o preço a ser pago. Ele influencia o planejamento da licitação, possibilita verificar a correção das propostas apresentadas na licitação e servirá de insumo para que a gestão contratual correlacione os valores pagos e os serviços prestados. O curso capacitar os participantes nas melhores práticas de elaboração da planilha de composição de custos e formação de preços para a contratação de serviços de natureza continuada, com base na Instrução Normativa nº 05/2017 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG). Também são abordados a retenção de verbas trabalhistas e a conta vinculada. O curso está atualizado com a Lei 13.429/2017 (Terceirização), a IN 05/2014 alterada pela IN 03/2017 (Painel de Preços), a Reforma Trabalhista, bem como as jurisprudências mais recentes do TCU sobre o tema. O curso aplica-se aos diferentes tipos de serviços de natureza contínua, tais como vigilância, limpeza, manutenção predial, manutenção de equipamentos, transportes, entre outros.

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Objetivos gerais

• Fornecer subsídios para gerenciamento de contratos, de uma forma eficiente e eficaz, enfatizando a composição de custos, precificação e repactuação;
• Apresentar as etapas de elaboração da planilha de formação de custos da contratação;
• Apresentar os aspectos que deverão ser analisados no julgamento das propostas;
• Detalhar os procedimentos de acompanhamento dos contratos, com vistas à repactuação de preços, por ocasião da prorrogação de prazos contratuais, previstos no artigo 57, inciso II da Lei nº 8.666/93;
• Discutir a legislação trabalhista e tributária vigente e sua aplicação efetiva nas contratações dos serviços continuados.

A quem se destina

Servidores envolvidos nos contratos de locação de mão de obra nas ares de licitações e contratos e controle interno, bem como gestores de contratos com esse objeto;

Conteúdo programático

Módulo 1 – Aspectos gerais
1.1    O contexto da terceirização no Brasil, normatização e impactos da Lei 13.429
1.2    Aspectos trabalhistas da terceirização da mão de obra e impactos possíveis da Reforma Trabalhista
1.3    Pesquisas de preços: técnicas de pesquisas de preços, a técnica mais adequada a cada tipo de contratação, Procedimentos aplicáveis segundo a IN 05/2014 e Orientações do TCU
1.4    A súmula 331 do TSE e o RE 760931 do STF e seus impactos sobre a responsabilidade subsidiária da Administração

Módulo 2 - Planejamento da contratação – Elaboração da Planilha de Composição de Custos e Estimativa de Preços
•    Importância do planejamento da contratação e riscos envolvidos
•    Planejamento da Contratação e impacto no preço
•    Relação entre planejamento, julgamento da licitação e contrato
•    A análise de riscos na contratação de serviços contínuos


Módulo 3 – Oficina de elaboração de Planilhas de Composição de Custos, com detalhamento de base legal e metodologia de cálculo de cada item da planilha de custos
•    Custos previstos com as regras da IN nº 05/2017;
•    Classificação dos custos dos serviços terceirizados (salários profissionais, encargos sociais, obrigações trabalhistas e verbas indenizatórias);
•    A estimativa de preços dos insumos (uniformes, materiais e equipamentos) empregados no contrato;
•    Utilização de dias úteis;
•    Cálculo do auxílio transporte e alimentação/refeição;
•    Tributos incidentes sobre o contrato;
•    LDI – Lucros e Despesas Indiretas;
•    O que é reserva técnica e quando incluí-la.
•    Cálculo do adicional noturno e horas suplementares
•    Desoneração da folha de pagamento e os impactos no contrato
•    Regime de tributação do PIS e COFINS e como tratar com eles no contrato.


Módulo 4 – Tópicos especiais
a) Especificidades dos serviços de limpeza
•    Diferenças do preço por metro quadrado, preço global e preço unitário;
•    A utilização do projeto executivo de serviços de limpeza e sua importância;
•    Custos administrativos dos serviços de limpeza;
•    A utilização da produtividade de acordo com a Instrução Normativa nº 03/2009;
•    Diferenças entre serviços de limpeza diurna e noturna;
•    Reajuste ou repactuação do preço por metro quadrado;


b) Conta vinculada
•    Vantagens e desvantagens da Conta vinculada;
•    Verbas retidas e os cálculos aplicáveis
•    A criação da conta vinculada específica e os seus impactos na elaboração da planilha;
•    Retenção de valores;
•    Desconto da fatura e pagamento diretamente aos trabalhadores de salários e demais verbas trabalhistas


Módulo 5 – Julgamento das propostas
•    Aspectos a verificar nas planilhas de composição de custos e preços apresentados pelos proponentes.
•    Como analisar objetivamente a exequibilidade das propostas e caminhos apontados pelo Acórdão TCU 1214/2013


Módulo 6 – A composição dos custos e reflexos na gestão contratual
•    Quais são e como negociar os custos não renováveis na prorrogação de prazo
•    Itens passíveis de repactuação dos preços em contratos de terceirização e como calculá-los
•    O papel da gestão do contrato para negociar a repactuação dos preços

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Instrutor

Equipe Super

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

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