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Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos Curso dirigido à Órgãos Federais, Estaduais e Municipais

Atualizado pela IN 05/2017

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Objetivos gerais

O curso em tela tem como objetivo possibilitar aos participantes uma visão sistêmica do processo de contratação, fazendo-o conhecer e aprofundar todas as etapas desse processo, desde a requisição do objeto até sua fiscalização.
O conteúdo está atualizado com a instrução normativa nº 05/2017 do MPOG/SEGES que muito embora seja obrigatória no âmbito do Poder Executivo, também serve de parâmetro para todas as esferas de Governo.
Deseja-se ao final do curso que o aluno possa conhecer todas as etapas do processo, e ser capaz de aperfeiçoar procedimentos internos na formalização processual, fiscalização e a gestão dos contratos, mediante toda a legislação vigente.
A instrução normativa nº 05/2017 traz novidades, como: IMR – Instrumentos de Medição de Resultados – IME; O pagamento dos valores dos contratos continuados com mão de obra pelo Fato Gerador, além de introduzir o Gerenciamento de Riscos nas contratações, entre outros.

A quem se destina

Servidores públicos envolvidos no processo de contratação; desde requisitantes; gestores, técnicos e assessores da administração pública federal; auditores, procuradores, advogados, gestores de TI, membros de comissão de licitação, pregoeiros, servidores de tribunais de contas federais; estaduais municipais, bem como servidores dos órgãos de controle interno.

Conteúdo programático

Terceirização
1.    Considerações sobre a Terceirização; Conceito; Atividades terceirizáveis; Características e Diretrizes sobre os serviços que envolvem a disponibilização de mão de obra; Vedações; O novo entendimento do STF; O enunciado nº 331 do TST e a conduta suficiente para afastar a culpa; Fiscalização por amostragem; Ingerências da Administração sobre os terceirizados; etc.

A fase interna do processo e os procedimentos da contratação
2.    A linha do Tempo do processo de contratação; a participação do gestor/fiscal, e a seleção do fornecedor; os princípios; diretrizes e principais conceitos da licitação e contratação; a elaboração dos documentos/artefatos da contratação de acordo com a nova instrução normativa MPOG/nº 05/2017.
3.    Considerações sobre os procedimentos para pesquisa de preços no mercado, a definição do preço estimado do contrato, os requisitos as serem observados frente às instruções normativas do Governo Federal e a planilha de custos dos serviços terceirizados.
4.    As principais definições dos contratos de serviços continuados e sua repercussão prática (IN/MPOG/05/2017) no acompanhamento dos contratos;
5.    Análise do edital pela área jurídica e responsabilidade do parecer;
6.    O que é gerenciamento de riscos no processo de contratação e quais os pontos a serem observados antes de contratar;

A execução dos contratos- gestão e fiscalização
7.    Formalização dos contratos na prática, conforme os tipos e suas cláusulas contratuais essenciais e acessórias.
8.    A vigência dos contratos e sua prorrogação; a preclusão lógica e o encerramento do contrato; as garantias contratuais nas prorrogações;
9.    A contratação emergencial e os contratos nulos;
10.  As atividades de gestão e a fiscalização dos contratos – aspectos gerais:

  •     Gestão da execução do contrato;
  •     Medição dos serviços executados e a postura do gestor;
  •     Instrumentos de medição: Acordo de nível de serviços ou IMR – Instrumento de Medição de Resultados; cronogramas físicos financeiros; etc.
  •     Fiscalização Técnica; Administrativa; Setorial e Público e Usuário;
  •     Indicação do gestor do contrato e fiscais e do acompanhamento técnico e administrativo;

11.    Recebimento do Objeto (simples, complexo);

  •     Recebimentos do objeto (provisório e definitivo);
  •     Acompanhamento de contratos com fornecimento de mão de obra;
  •     Processo de pagamento das faturas; retenções e glosas;

12.    Alterações do Contrato Administrativo e os fundamentos Jurídicos:

  •     As modificações unilaterais, por acordo e seus limites e entendimentos do TCU;
  •     As alterações do contrato por meio de reequilíbrio, reajuste e repactuação: conceito, legislação e diferenças na prática.

13.    Aplicação de sanções por descumprimento do Contrato:

  •     As sanções previstas na Lei 8.666/93 e na Lei 10.520/02;
  •     Importância e finalidade da aplicação da sanção, limites à atuação discricionária, competência e a dosimetria da penalidade.
  •     Rescisão dos contratos: amigável e judicial.

14.    Ferramentas de controle de contratos com mão de obra: considerações sobre a conta vinculada e o pagamento no momento do fato gerador – conforme instrução normativa nº 05/2017.

 

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Instrutor

Equipe Super

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

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